quinta-feira, 14 de abril de 2011

Atividade III - Tipos de linguagem

O professor solicitará aos alunos que apenas observem as imagens e que tentem "fazer a leitura delas". Em seguida, o professor fará as seguintes perguntas aos alunos:
  1. O que está representado em cada uma das imagens?
  2. Você sabe qual é o significado da imagem 1? Onde podemos encontrar esse tipo de placa.
  3. Em relação à segunda imagem, quando um motorista/pedestre encontra esse "objeto" ao circular pelas ruas, o que lhe chama a atenção?
  4. O que as personagens da imagem 3 estão fazendo?
  5. Há palavras em alguma das imagens?
  6. Mesmo sem palavras as imagens transmitem alguma mensagem?
  7. Que leitura você pode fazer das imagens 1,2 e 3?
  8. Você sabia que a linguagem que utiliza apenas imagens para transmitir uma mensagem é chamada de linguagem "não-verbal"?
O professor poderá pedir aos alunos, depois de terem discutido as perguntas, que as respondam no caderno.
Em seguida, o professor mostrará a seguinte imagem:


OBS: a imagem foi retirada do site transcrito abaixo, porém, foi retirado o texto de cada quadrinho.
Ele deverá discutir com os alunos:
  1. Observe as imagens dos quadrinhos 1, 2 e 3. O que acontece em cada um?
  2. Pela leitura das imagens é possível compreender a mensagem que os quadrinhos pretendem transmitir?
  3. Os balões dos quadrinhos estão em branco. É possível deduzir o que poderia estar estar escrito neles?
Agora observe o balão com as falas:


Prof Carlos André

Um comentário:

  1. Como vc professor da ria as respostas aos balões em branco do primeiro ao terceiro

    ResponderExcluir