quinta-feira, 14 de abril de 2011

Atividade II - Tipos de linguagem

ATIVIDADE 2
Para motivar os alunos, o professor promoverá uma brincadeira de mímica sobre profissões. Ele poderá dividir a sala em grupos. Um componente de cada grupo, por vez, terá de fazer uma mímica relacionada à uma profissão. O professor deverá escrever algumas profissões em tiras de papel para serem sorteadas entre os grupos. Ao final da atividade o professor perguntará aos alunos que tipo de linguagem foi utilizada durante a brincadeira. Eles provavelmente responderão que foi usada a linguagem não-verbal. O professor comentará com os alunos que, além das imagens, a mímica (gestos), postura, expressão facial, símbolos, são exemplos de linguagem não-verbal.
O professor deverá, em seguida, mostrar aos alunos um trecho do filme "Tempos Modernos", que é praticamente feito por meio da linguagem não verbal.

http://www.youtube.com/watch?v=8ap7KZ_6uuU 
Depois de assisti-lo, os alunos deverão ser organizar em grupos e discutir as questões seguintes:
  • Onde se passa a cena?
  • É possível compreendê-la mesmo que haja poucas falas?
  • Descreva as expressões faciais e os movimentos dos atores. Como são?
Com toda a turma, professor deverá discutir as questões que foram debatidas em grupo. É importante destacar a expressão corporal dos atores durante a cena, porque como não há falas, todo seu corpo deve transmitir a mensagem. Feito isso, o professor então explicará aos alunos que eles deverão criar uma cena humorada usando a linguagem verbal e o mínimo de palavras posssíveis. Sugestões de cenas:
  1. Programa de tv de receitas culinárias;
  2. dia-a-dia da sala de aula;
  3. uma tarde na praia;
  4. confusões dentro de um ônibus.
Os alunos deverão se organizar para a apresentação da cena, que deve durar de 5 a 10 minutos. A turma poderá apresentar para toda a escola de acordo com o critério do professor/classe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário